Demanda por carga aérea cresce 3,2% em janeiro de 2025

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os resultados do mercado global de transporte aéreo de carga para janeiro de 2025, mostrando crescimento pelo 18º mês consecutivo. A demanda, medida em toneladas de carga por milhagem (CTKs), aumentou 3,2% em relação a janeiro de 2024, enquanto as operações internacionais registraram um crescimento de 3,6%. Já a capacidade de transporte, medida em toneladas de carga disponível por ferrovia (ACTKs), teve um aumento de 6,8% no total e 7,3% nas operações internacionais.
Apesar do crescimento, o diretor-geral da IATA, Willie Walsh, afirmou que a expansão foi mais moderada do que os registros de dois dígitos registrados em 2024. “Janeiro foi o 18º mês consecutivo de crescimento da demanda por carga aérea, mas o aumento de 3,2% registrado em janeiro em relação ao mesmo mês do ano anterior foi moderado em comparação com os valores recordes de dois dígitos observados em 2024”, explicou.
De acordo com a IATA, vários fatores devem ser destacados no ambiente operacional. No ambiente econômico, a produção industrial global cresceu 2,6% em dezembro, enquanto o comércio de mercadorias teve alta de 3,3%, completando nove meses consecutivos de crescimento.
Entre as regiões, a América Latina liderou o crescimento da demanda por transporte aéreo de carga, com alta de 11,2%, seguida pela Ásia-Pacífico, que registrou avanço de 7,5%. Na América do Norte, o aumento foi de 5,3%, enquanto na Europa teve um crescimento mais modesto, de 1,3%. Em contrapartida, o Oriente Médio sofreu queda de 8,4% na demanda, e a África registrou recuo de 3,4%.
O crescimento das rotas internacionais foi positivo, impulsionado pela forte demanda de comércio eletrônico nos Estados Unidos e na Europa, especialmente diante das restrições de capacidade no transporte marítimo.
Demanda e setores
Segundo o nosso CEO, Gabriel Santos, os segmentos que mais demandam pelo transporte aéreo emergencial no Nordeste são: indústria automobilística, de alimentos, bebidas e produtos químicos.
Em nosso caso, temos forte atualização em transporte expresso e emergencial para a indústria automobilística. As nossas operações logísticas cresceram 110% durante o ano de 2024, na comparação com o ano anterior.
Por dia, realizamos em torno de 163 entregas, que totalizam 4.800 entregas por mês para a indústria automobilística. Já em relação à movimentação de cargas, são 39 toneladas mês, que totalizam 475 toneladas por ano.
O principal diferencial da empresa com matriz localizada em Guarulhos (SP), é a autorização exclusiva da ANAC, que permite negociações adaptadas e mais acessíveis para cada tipo de demanda, periodicidade e volume, perante as companhias aéreas. Crédito da imagem em destaque: Freepik